GWM Tank 500 deverá ser o SUV híbrido flex da marca contra SW4 e cia

02/05/2023



A Great Wall Motors (GWM) anunciou na última semana dois novos produtos que serão fabricados nas instalações de Iracemápolis (SP). O primeiro deles, como já era previsto, será a picape média Poer, que deve manter esse mesmo nome, e ainda ganhar um SUV irmão, com quem compartilhará plataforma e motorização.

 

Embora tenha revelado sobre qual será a carroceria do segundo modelo, a marca chinesa não disse mais nada sobre o assunto. No entanto, existem fortes evidências de que estamos falando do Tank 500, sendo a primeira delas a estrutura, em chassi e cabine, mesma da Poer, e também o fato de o modelo ter ganhado conjunto híbrido recentemente na China.

 

Por aqui, sabemos que o SUV será um híbrido flex e que a motorização será compartilhada entre ele e a picape média. Na Ásia, o modelo é tracionado por um motor V6 3.0 com sistema elétrico leve 48V, que gera até 349 cv de potência e 51 kgfm de torque.

 

Enquanto a picape, em mercados como o australiano, é movida por um 2.0 turbo de ciclo Miller e um híbrido pleno que, de forma combinada, entregam 245 cv de potência e 37,7 kgfm de torque nas versões mais básicas, e até 304 cv e 65,3 kgfm nas mais caras – que é a mais cotada, caso seja realmente usado o 2.0.

 

Resta saber agora qual deles será escolhido para equipar os dois produtos, lembrando que, independentemente de qual seja, teremos a adaptação do propulsor para que ele funcione também a álcool, o que pode render mais alguns cv de potência e kgfm de torque.

 

O que sabemos sobre o Tank 500


 

Apresentado recentemente na China, o modelo chegará ao nosso mercado para ser uma pedra no sapato de Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4. Principalmente se seguir a proposta da GWM até então de ter preços bem competitivos e boa tecnologia embarcada, além de espaço interno generoso – que é o que deve acontecer.

 

O SUVzão mede 5,07 metros de comprimento, 1.93 m de largura, 1,90 m de altura e 2,85 m de entre-eixos, com versões que levam cinco ou sete pessoas. Como referência, um SW4 mede 4,79 m de comprimento, 1,83 m de altura, 1,85 m de largura e 2,74 m de entre-eixos. Ou seja, o Tank 500 é maior em todas as dimensões.

 

O veículo tem um visual bastante robusto, com carroceria que lembra bem os modelos da categoria que já temos no mercado, mas com frente bem chamativa. A grande frontal toma quase toda a porção dianteira, e os para-choques dianteiro e traseiro são elevados para ajudar nos ângulos de ataque e saída.

 

Os faróis têm linhas internas de LED para DRL, assim como as lanternas, e o SUV ainda guarda o estepe na tampa do porta-malas – como carregava o Ford EcoSport e o VW CrossFox, por exemplo. A má notícia é que isso manterá uma das dores dos donos de carros desse porte, que geralmente têm o pneu reserva abaixo da carroceria e exposto a qualquer furto.

 

Por dentro, o modelo parece ser mais requintado do que SW4 e Trailblazer. O painel é do tipo cascata e mescla materiais como madeira, black piano e revestimento em tom claro, enquanto cluster é totalmente digital e a multimídia tem tela de 14,6 polegadas.

 

A GWM confirmou que dará início em sua produção local em 1º de maio de 2024. Isso não quer dizer que este SUV será o primeiro modelo produzido pela marca em território nacional, mas, sim, que ele deve ser um dos primeiros a entrar na linha de produção. Dessa forma, podemos esperar sua chegada para o segundo semestre do ano que vem, ou primeiro de 2025.