Novo Toyota Corolla Cross nacional mudará um de seus itens mais polêmicos

02/10/2023



Depois de atualizar o Corolla sedan na linha 2024, a Toyota focará suas atenções para o lançamento do SUV compacto Yaris Cross, em outubro do ano que vem. Após isso, lançará no primeiro semestre de 2025 uma reestilização do SUV compactos-médio Corolla Cross.

 

Lançado em 2021, o Toyota Corolla Cross será atualizado após quatro anos de mercado. A boa notícia é que o SUV produzido em Sorocaba (SP) mudará um de seus itens mais polêmicos. Estamos falando do freio de estacionamento mecânico, por pedal, que já recebeu muitas críticas e deve ser substituído por um sistema eletrônico por tecla.

 

Assim, o Corolla Cross será o segundo Toyota nacional a adotar a tecnologia, que curiosamente será estreada, entre os modelos da marca fabricados no Brasil, pelo Yaris Cross, um produto menor e mais barato que a família Corolla.

 

Na Ásia, onde o SUV rival de Jeep Compass e VW Taos foi lançado e será atualizado antes que o nosso, especula-se que ele receberá um facelift com direito a freio de estacionamento eletrônico já em 2024.

 

A Mobiauto entende que todas essas mudanças, de visual e equipamentos, estão previstas para o Corolla Cross brasileiro na linha 2026. Tanto que já provisionou um investimento de R$ 63 milhões para isso.

 

Vale lembrar que o projeto do Corolla Cross já prevê freio de estacionamento eletrônico em mercados como Japão, Europa e Estados Unidos. O veículo é construído a partir da plataforma modular TNGA-C.

 

Além das novidades estéticas - que não necessariamente seguirão o estilo do Corolla Cross japonês, usado de maneira meramente ilustrativa nas imagens deste artigo - e do freio de estacionamento por tecla, o Corolla Cross 2036 terá outras novidades.

 

O quadro de instrumentos digital de 12 polegadas debutado pelo Corolla sedan nas últimas semanas é uma delas, assim como a central multimídia de 9 polegadas com tela antirreflexo e os difusores de ar e as tomadas USB-C traseiras.

 

A Toyota deve aproveitar a oportunidade para deixar outro item polêmico de seu primeiro SUV nacional, o abafador de escapamento, mais escondido atrás do para-choque traseiro. E, assim como ocorreu com o Corolla sedan, o motor 2.0 Dynamic Force aspirado flex será recalibrado para ficar menos poluente e mais econômico, atendendo às normas do Proconve L8.

 

Com isso, a potência cairá de 169 e 177 cv para 167 cv com gasolina e 175 cv com etanol, sendo 21,3 kgfm de torque com qualquer combustível. Neste caso, o câmbio é sempre automático CVT com dez marchas simuladas e engrenagem mecânica para arrancadas.

 

Já o motor 1.8 híbrido flex deve ser mantido com os atuais 98 cv de potência com gasolina e 101 cv com etanol, sendo 14,5 kgfm de torque. Une-se a ele um motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm, perfazendo 122 cv de potência combinada, gerenciados por um câmbio transeixo e-CVT.

 

Já a suspensão traseira por eixo de torção não será trocada. Como dissemos, o Toyota Corolla Cross renovado será lançado no primeiro semestre de 2025, com produção em Sorocaba. Saiba mais sobre as novidades em mais um vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista: