Jeep Commander T400 2024 quer deixar o novo Tiguan comendo poeira

02/10/2023



A Stellantis costuma não ter medo de ousar. A próxima tacada do grupo com maior participação de mercado no Brasil estará presente no Jeep Commander 2024: uma versão de topo inédita, que deve se chamar Blackhawk – conforme informação do Autos Segredos –, com motor 2.0 turbo a gasolina Hurricane 4 herdado da Ram Rampage.

 

Assim como a Rampage e o futuro Compass Trackhawk, que será equipado com o mesmo propulsor da família GME, o Jeep Commander Blackhawk 2024 deve receber a nomenclatura T400, em menção ao torque de 400 Nm ou 40,8 kgfm. Já a potência é de 272 cv. O câmbio é automático de nove marchas e a tração, 4x4 com reduzida e bloqueio de diferencial.

 

O visual da versão no SUV de sete lugares será inspirado em uma antiga série Blackhawk que a Jeep já ofereceu em outros produtos nos Estados Unidos, como o Grand Cherokee e a primeira geração do Compass, As projeções para esta reportagem foram feitas por Kleber Silva, do @KdesignAG.

 

Recentes flagras, como este do @gessnermotors, mostram que o novo Commander Blackhawk T400 está pronto para lançamento. As duas saídas de escape na traseira, seguindo o mesmo padrão da própria Rampage, denunciam que se trata da inédita configuração, que chegará para ocupar o topo da gama do SUV.

 

A camuflagem zebrada dos protótipos nos balanços dianteiro e traseiro sugerem uma reestilização, mas não será o caso. O Commander T400 receberá apenas novos elementos decorativos na grade, para-choques, para-lamas, coluna C e tampa do porta-malas, e deve vir pintado de preto com molduras laterais na cor da carroceria.

 

Enquanto o novo Compass T400 deve ir de 0 a 100 km/h ocorra em menos de 7 segundos, para o Commander T400 a expectativa é de um número similar aos 7,9 s da Rampage. Para isso, é possível que haja pequenos reajustes na calibração de molas e amortecedores.

 

Assim, a configuração chegaria para impor respeito a qualquer rival, em especial o VW Tiguan 2024, que está voltando ao Brasil após passar quase dois anos fora de mercado. Ironicamente, o concorrente da Volkswagen virá com seu motor 2.0 TSI turbo a gasolina amansado para pouco mais de 180 cv de potência, 32,6 kgfm de torque e tração dianteira.

 

Já a versão debutante do Commander deve contar, ainda, com elementos exclusivos de acabamento interno e novos equipamentos de série, como câmera com visão em 360 graus. O Jeep Commander Blackhawk T400 2024 ocupará o topo da lista de versões do SUV de sete lugares, custando cerca de R$ 350.000. Veja mais no vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista: