Exclusivo: Toyota Yaris Cross de entrada terá motor 1.5 flex evoluído

24/10/2023



O Toyota Yaris Cross será oficialmente lançado no Brasil em outubro de 2024, conforme antecipamos cerca de um mês atrás. E trará uma inédita motorização híbrida flex de aproximadamente 113 cv combinados com etanol, com um motor 1.5 a combustão que será uma evolução da usina utilizada atualmente por Yaris hatch e Yaris Sedan em nosso mercado.

 

Com esse conjunto motriz eletrificado, que terá até um banco de baterias de íons de lítio, evoluído em relação a Corolla e Corolla Cross 1.8 híbridos, o novo Yaris Cross terá a meta de alcançar um consumo de 20 km/l. Além dessa configuração, nossa reportagem pode afirmar que o SUV compacto terá versões de entrada com motor 1.5 flex sem eletrificação.

 

Motor 1.5 com melhorias

 

Como já contamos, o Toyota Yaris Cross brasileiro receberá o mesmo motor 1.5 naturalmente aspirado do homônimo asiático, seja na configuração apenas flex ou na híbrida flex. Ele pertence a uma família chamada NR, desenvolvida pela Daihatsu, subsidiária de baixo custo da Toyota. É dela que vem o D do código de projeto do Yaris Cross brasileiro, D90B, assim como o D da plataforma DNGA, simplificação da matriz TNGA da linha Corolla.

 

No caso do motor 1.5 do Yaris Cross, trata-se de uma evolução do propulsor de mesma capacidade cúbica que a fabricante japonesa já produz por aqui, e que equipa os irmãos Yaris e Yaris Sedan nacionais.

 

Esse motor, que também já pertenceu ao Etios, responde pelo código 2NR-FBE, na especificação flex usada no Brasil. Rende 105 cv de potência e 14,3 kgfm de torque com gasolina, sendo 110 cv de potência e 14,9 kgfm de torque com etanol. Da mesma família também vinha o 1.3 de 99 cv usado pelas versões de entrada de Etios e Yaris.

 

Já o Yaris Cross brasileiro usará a especificação 2NR-VBE. Ela usa a mesma base do antecessor, porém com melhorias pontuais de eficiência e possibilidade de adoção do sistema start-stop, além de poder trabalhar em ciclo Atkinson na variante híbrida (2NR-VEX ou 2NR-VBEX, quando flex). Porém, as versões convencionais trabalharão em ciclo Otto.

 

Lançado em 2015, esse motor vem sendo adaptado pela Daihatsu para todos os produtos compactos da plataforma DNGA, uma simplificação da base TNGA dos irmãos Corolla e Corolla Cross. Naturalmente aspirado, tem quatro cilindros, 16 válvulas, bloco e cabeçote de alumínio, e transmissão por corrente.

 

Suas válvulas de admissão e escape sempre contam com o sistema Dual VVT-i de variação dos tempos de admissão e escape. Já a taxa de compressão é de 10,5:1 quando adaptada a ciclos mais eficientes de consumo.

 

Com a produção nacionalizada em Porto Feliz (SP), cidade vizinha a Sorocaba, motor 1.5 2NR-VBE flex que a Toyota usará nas versões básicas do Yaris Cross tem potência ligeiramente maior: 106 cv com gasolina. O torque é o mesmo, 14,3 kgfm. Quando alimentado com etanol, devemos ter a potência chegando a 111 cv e o torque, a 15 kgfm.

 

No caso do novo Toyota Yaris Cross flex, o câmbio será o mesmo CVT que atualmente equipa a família Yaris brasileira, também com evoluções. Já a variante híbrida flex, como contamos, terá cerca de 113 cv combinados e câmbio transeixo e-CVT.

 

O que mais terá o Toyota Yaris Cross

 

A gama do Toyota Yaris Cross 2025 deve ser similar à dos Corolla, com duas versões mais baratas apenas flex e duas de topo híbridas. Em dimensões, serão 4.310 mm de comprimento (15 cm a menos do que o Corolla Cross), 2.620 mm de entre-eixos (distância apenas 2 cm menor), 1.770 mm de largura (5,5 cm mais estreito) e 1.615 mm de altura (menos 0,5 cm).

 

Por dentro, o SUV compacto terá acabamento sóbrio, porém com central multimídia flutuante dotada de Android Auto ou Apple CarPlay sem fio, quadro de instrumentos parcialmente digital, freio de estacionamento eletrônico (que Corolla e Corolla Cross ainda não possuem), sistema de som Pioneer e até teto solar panorâmico.

 

Na parte de segurança, o novo Toyota Yaris Cross deve trazer seis airbags e parte do pacote TSS (Toyota Safety System) que equipa a família Corolla, como frenagem autônoma emergencial, alerta de ponto cego e alerta de evasão de faixa. Destaque, ainda, para as rodas de liga leve aro 17 ou 18 e o ar-condicionado com saídas traseiras de ar.