GAC mostra rival para BYD Shark; marca já tem data para estrear no Brasil

12/05/2025



Com apresentação oficial marcada para o próximo dia 23 de maio, a GAC Motors tem grandes planos para o Brasil. Com produção anual superior a 2,5 milhões de unidades e presença em mais de 70 países, a montadora aposta em um portfólio bem diversificado, incluindo modelos elétricos (linha Aion), híbridos e a combustão (linha Trumpchi), todos com lançamento previsto ainda para 2025 no Brasil.

 

Mas um modelo que ainda não apareceu no radar é a picape 01, apresentada ainda como conceito estático durante o Salão do Automóvel de Xangai, realizado nos dias 23 de abril a 2 de maio deste ano. Segundo informações oficiais recentes, a versão de produção será lançada em 2027, com foco principalmente nos mercados internacionais, como Austrália, Arábia Saudita e América do Sul, dentro da estratégia de globalização “One GAC 2.0”.

 

Mesmo que picapes sofram com regulamentações mais pesadas em sua terra natal, o segmento se tornou importante para as chinesas. De acordo com a Associação Chinesa de Carros de Passeio (CPCA), no primeiro trimestre de 2025, 62 mil picapes foram exportadas — uma alta de 31% em relação ao mesmo período de 2024 —, representando 45% das vendas totais do segmento.

 

Visual futurista

Assim como a Tesla Cybertruck, o conceito da picape aposta bastante em linhas retas, com a GAC tendo-a idealizado como uma “picape para todos os terrenos”, apta tanto para ser utilizada em circuitos urbanos quanto para trilhas off-road. O modelo utilizará a plataforma GAIA (Arquitetura Inteligente Adaptativa da GAC), desenvolvida internamente, que permite ajustes dinâmicos no sistema de suspensão, na entrega de potência e nos modos de condução.

 

Não se sabe, entretanto, se veremos tanta ousadia no modelo final. O conceito aposta bastante em ângulos retos e sistema de iluminação, tanto dianteiro quanto traseiro, que é composto por barras de LED divididas. O tipo de construção da carroceria, em alumínio, e os retrovisores por câmeras também parecem ousadias típicas de modelos conceituais, ainda que nada impeça a GAC de apostar em uma picape diferentona como a Cybertruck em 2027, quando conheceremos o modelo final da picape.

 

Fábrica nacional

Poucos dias após divulgar oficialmente sua chegada ao mercado brasileiro, a fabricante chinesa GAC Motors deu um passo decisivo para fincar raízes no país. Durante audiência reservada com a equipe do Presidente da República neste domingo (12), em Pequim, o CEO da companhia, Feng Xingya, confirmou que a empresa vai produzir veículos no Brasil a partir de uma unidade em Catalão (GO), com investimento previsto de aproximadamente US$ 1,3 bilhão.

 

A visita faz parte da missão oficial do governo brasileiro à China, marcada por encontros com grandes grupos industriais interessados em ampliar sua atuação no Brasil. A GAC, que já havia se reunido com o vice-presidente Geraldo Alckmin em 2024, agora confirma de forma mais assertiva quais são suas intenções para conquistar uma fatia do mercado nacional, seguindo os passos de outras montadoras chinesas como BYD e GWM.

 

No encontro com o presidente brasileiro, a empresa também anunciou a intenção de construir um centro de pesquisa e desenvolvimento no Nordeste, como parte de sua estratégia de longo prazo para atender demandas locais e fomentar inovação tecnológica no país. O local para o centro de P&D ainda está em fase de avaliação.