A Motor Valley é uma região ao Norte da Itália que é berço das mais prestigiadas marcas automotivas da Itália como Ferrari e Lamborghini. Agora, ela acaba de ganhar um novo protagonista: Giamaro Automobili, fabricante independente que estreia no mercado com um modelo absolutamente radical, o Katla, superesportivo que promete entrar direto para o panteão das supermáquinas.
Batizado com o nome de um temido vulcão islandês, o Giamaro Katla foi inteiramente desenvolvido, testado e construído na Itália. E não é exagero dizer que ele impressiona desde os primeiros dados: um V12 quadriturbo de 7 litros feito artesanalmente, capaz de gerar até 2.157 cv em seu modo mais agressivo.
Projetado em torno do motor
O design do Giamaro Katla, de acordo com a empresa, decorre de uma escolha técnica. Toda a carroceria foi projetada em torno do grande motor V12. A carroceria foi literalmente modelada para acomodá-lo, com proporções esticadas em direção à traseira.
O resultado foi um hipercarro capaz de comunicar movimento mesmo quando parado, graças a um Cx de apenas 0,33 e a um sistema aerodinâmico ativo que inclui uma asa traseira móvel, capaz de se adaptar em tempo real de acordo com a velocidade, a trajetória e as forças laterais, e que pode se transformar em um grande freio a ar durante a frenagem para melhorar o controle.
Na dianteira, as entradas de ar lembram pós-combustores (afterburners) de aviões a jato, contribuindo para o resfriamento e o direcionamento do ar.
Como dentro de um jato
Passando para o interior, a cabine do Katla (o que você vê nas fotos ainda é um protótipo) foi supostamente projetada para dirigir em velocidades muito altas. A posição do assento, por exemplo, foi deliberadamente escolhida para ser muito baixa e recuada, e envolvida em um painel de instrumentos também em estilo aeronáutico.
O console central alto e linear abriga os principais controles, dispostos de forma simétrica e intuitiva. Tudo é revestido em fibra de carbono, alumínio escovado ou tecidos técnicos e couro natural, e os instrumentos são digitais, mas com uma sensação "analógica" e uma interface deliberadamente mínima para reduzir as distrações durante as viagens mais esportivas.
Até mesmo o volante não tem muitos botões supérfluos, enquanto os assentos feitos sob medida são integrados à carroceria e ajustáveis mecanicamente.
O motor a ser batido!
O coração do Giamaro Katla é um V12 com quatro turbos de 6.988 cm³ e arquitetura "hot V" (turbinas instaladas entre as bancadas de cilindros) com 120° de separação entre as bancadas. Ele foi projetado e desenvolvido inteiramente pela empresa. De acordo com as especificações iniciais, é um motor projetado com uma curva de entrega sonora e uma sensação mecânica que se concentra em altas rotações, sem sacrificar o torque em baixa.
No modo de condução padrão, ele é capaz de fornecer 1.693 cv e 158,67 kgfm, mas no modo de condução mais extremo - ativado por meio de uma "chave vermelha" especial - esses números podem ser elevados para 2.186 cv e 204,76 kgfm a 9.000 rpm.
Todo o restante da mecânica também foi projetado para suportar esses números: a caixa de câmbio de 7 marchas, com atuação eletromecânica e arranjo de eixo de transmissão, por exemplo, foi acoplada a um diferencial mecânico autoblocante para maximizar a tração.
Além disso, em termos de suspensão, a empresa optou por amortecedores eletrônicos ajustáveis com distância variável do solo e controle de configuração também gerenciado em tempo real de acordo com o modo de condução. Finalmente, a frenagem é confiada a discos carbocerâmicos de 420 mm de diâmetro na dianteira com pinças de 10 pistões e de 410 mm na traseira com pinças de 4 pistões.
Quem está por trás da Giamaro
A Giamaro Automobili é uma criação da família Commendatore (Eminflex, para ser mais exato) da Itália, um sonho que valeu a três gerações de entusiastas, com o atual proprietário Giacomo e seu filho Pierfrancesco Commendatore concretizando a visão automobilística do fundador: dar forma a uma marca independente, capaz de interpretar o carro de alto desempenho de forma pessoal e contemporânea. O projeto ganhou vida em Cavezzo (ITA), sede do centro de pesquisa e desenvolvimento, e encontrou expressão produtiva em Castelfranco Emilia, ao longo da histórica Via Emilia (ITA).
Completando a identidade da marca está a Villa Pietramellara - um edifício do século XVIII que será transformado em um espaço dedicado à hospitalidade e à experiência do cliente, projetado para narrar o universo Giamaro com coerência e profundidade.
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