Parece que a Toyota está superando as dificuldades com veículos elétricos na China. A marca japonesa conseguiu virar o jogo com o lançamento do SUV bZ3X. Desenvolvido por meio da joint venture GAC Toyota, o modelo foi o carro elétrico mais vendido entre as marcas estrangeiras na China em maio de 2025, com 4.344 unidades emplacadas no mês.
Lançado oficialmente em março, o bZ3X tem preços a partir de 109.800 yuans, o equivalente a cerca de R$ 83 mil. Trata-se do SUV elétrico mais acessível da marca no país asiático até o momento, e o primeiro da Toyota a ser oferecido dentro da faixa de 100 mil yuans — um segmento altamente competitivo no mercado local.
O sucesso do bZ3X indica uma mudança de rumo para a montadora japonesa na China, onde vinha enfrentando dificuldade em acompanhar o avanço das fabricantes locais no segmento de elétricos. O modelo é fabricado sobre a plataforma desenvolvida com a GAC, a mesma que serve de base para o Aion V — SUV 100% elétrico lançado recentemente no Brasil por R$ 215 mil.
Com 4.645 mm de comprimento, 1.885 mm de largura e 1.625 mm de altura, o bZ3X tem dimensões similares ao BYD Yuan Plus (vendido na Europa como BYD Atto 3). O modelo está disponível em sete versões, com dois conjuntos de bateria: 50,03 kWh e 67,92 kWh, com autonomia estimada (ciclo CLTC) de 430 km e 610 km, respectivamente.
Duas configurações incluem sistema LiDAR e recursos de assistência à condução avançados. Essas versões são vendidas por até 149.800 yuans (cerca de R$ 110 mil). O conjunto tecnológico inclui o sistema Momenta 5.0 de direção inteligente, com recursos como condução semiautônoma nível 2, estacionamento remoto e outras assistências.
O interior do bZ3X foi projetado para oferecer mais que mobilidade. A cabine conta com uma tela central de 12,3 polegadas e painel digital de 8,8 polegadas para o motorista. Há também destaque para a versatilidade interna, já que com os bancos rebatidos, o espaço disponível chega a 3 metros de comprimento — algo que a marca define como um “ambiente móvel tão confortável quanto uma casa”.
Desde o lançamento, a demanda pelo bZ3X tem sido alta. Segundo a GAC Toyota, mais de 10 mil pedidos foram registrados em apenas uma hora após a abertura das pré-vendas. Até o fim de abril, mais de 10 mil unidades haviam sido entregues, com outras 12 mil aguardando produção.
A Toyota atribui parte do bom desempenho à sua estratégia “China R&D 2.0”, que prevê o desenvolvimento de produtos específicos para o público chinês, com foco em inovação local e parcerias com empresas de tecnologia como Huawei, Xiaomi e Momenta. Em maio, a fabricante registrou crescimento de 7,7% nas vendas acumuladas do ano na China, com 530 mil veículos vendidos — incluindo modelos híbridos e 100% elétricos.
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